Conhecida pelo seu livro “A Mágica da Arrumação”, Marie Kondo dá dicas de como organizar a casa e a vida, com métodos objetivos. Inclusive, seus livros e vídeos são uns dos mais consultados do mundo.
Um dos conceitos mais importantes na prática é o “efeito rebote”. Ele começa a funcionar quando as pessoas querem arrumar um lugar e separam tudo o que não usam. Entretanto, muitas pessoas colocam os utensílios que não são usados em armários ou gavetas, enchendo espaços que deveriam ser utilizados a guardar coisas que realmente usam.
Assim, o método mostra que arrumar não é guardar. Quando se guarda tudo, a desordem começa a aparecer de novo. Como os espaços para guardar as coisas estão cheios, tudo começa a ficar espalhado novamente, tornando-se o efeito rebote.
Segundo Marie, devemos guardar apenas utensílios que nos fazem felizes, ou seja, objetos que adquiriram um significado emocional. Entretanto, antes de se desfazer de determinado objeto é preciso agradecê-lo pelo serviço prestado, despedindo-se; assim, você não terá nenhum sentimento de culpa ao doar ou jogar fora.
Passo a passo de Marie Kondo:
O método Marie Kondo envolve alguns passos. É preciso segui-los à risca e concluir, antes de passar para o próximo. Conheça os passos:
- Descartar utensílios que não trazem felicidades ou que não tem nenhum significado profundo para você;
- Guardar apenas utensílios que traz alegria;
- Organizar por categoria, não por lugar;
- Comece pelas roupas! Elas são mais fáceis de decidir se fica ou joga doa;
- Organizar verticalmente as roupas que sobrarem;
- Não deixe nada para depois;
- Confira se o objeto escolhido tem mesmo um significado para você;
- Faça a limpeza sozinha, assim você não será influenciado.