Se você gosta de plantas, mas não tem espaço para ter uma horta, o jardim de inverno é uma ótima opção para sua casa. Além de ter uma manutenção fácil, fica lindo! A seguir, você confere como montar em sua casa.
Escolhendo o local
O bom de construir um jardim de inverno é que qualquer cantinho serve. Pode ser embaixo da escada ou em um cômodo arejado. Veja se o cômodo escolhido não atrapalhará na circulação das pessoas e se tem claridade natural.
Plantas
Escolha plantas que são resistentes e que se adaptem facilmente a ambientes internos. São elas: afelandra, agapanto, ajuga, arália, aspargo-samambaia, avenca, begônia, flor-de-maio, orquídea falenópsis, rosa-do-deserto, entre outras.
Decoração
Para ficar mais bonito, decore o espaço. Coloque pedras pelo caminho, peças artesanais e outros utensílios que seja sua cara.
Cuidados
Luminosidade: é necessário que o espaço receba luz para evitar o fototropismo (movimento da planta em busca de luz, que faz com que ela entorte e cresça em desequilíbrio).
Irrigação: locais úmidos necessitam pouca água, diferente de locais mais secos que necessitam de mais água. Cuidado com excessos para não apodrecer a raiz.
Pragas e doenças: se o ambiente é fechado, é comum surgir fungos e doenças. Para contornar o problema, é recomendado utilizar produtos atóxicos para o homem e animais domésticos.