Com a correria do dia a dia, compramos alimentos prontos que inegavelmente facilitam nossa vida, entretanto, estamos precisamos lembrar de que desta forma estamos produzindo mais lixo. É possível mudar o quadro com pequenas ações, colaborando para uma melhor gestão de resíduos do país. Veja nossas 10 dicas:
- Consumo consciente: antes de comprar algum item, pense duas vezes. Se não for utilizado, reciclado ou reaproveitado acabará no lixo.
- Compre verduras frescas: você tem mania de comprar verduras e frutas em supermercados? Opte por comprar em hortas, varejões e feiras. Além de reduzir a quantidade de embalagem, você se alimenta de produtos ricos em nutrientes, sem a presença exagerada de agrotóxicos.
- Reduza o uso de sacolas plásticas: não é de hoje que a sacola plástica faz mal para o meio ambiente, por isso evite utilizar muitas unidades e reutilize as sacolas sempre que possível. Opte pelas ecobags!
- Leia as embalagens: opte pelas embalagens que contenham maior quantidade de seu produto preferido. Além de sair mais barato, geram menos lixo. Veja se é possível encontrar os produtos que você utiliza em granel ou embalagens soltas.
- Experimente novas receitas: crie novas receitas que aproveitem partes que seriam descartadas de legumes, frutas e verduras. Outra dica: compre apenas a quantidade que será consumida!
- Recicle: é fácil transformar algo que iria para o lixo em um objeto útil. Crie porta-lápis ou porta-clipes com embalagens de mantimentos, por exemplo.
- Empréstimo ou alugue: você está precisando de algo que será utilizado apenas uma vez? Peça para um amigo ou familiar. Além de economizar dinheiro, você economiza espaço e privilegia o ambiente.
Gostou das nossas dicas? Comente.